quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Principais Tipos Psicológicos de Pessoas

Existe diversos tipos de psicológicos de pessoas, tais como:
  • Pessoa extrovertida - É alegre e animada. Ela vai ao salão de beleza, ela tem a necessidade de ser bela. Costuma entrar no salão sorridente, cumprimentando a todos cordialmente e adapta-se facilmente a qualquer ambiente;
  • Pessoa introvertida - É introvertida, procura no salão de beleza uma melhoria acentuada em seu visual, pois é tímida, julga-se menos atraente do que as outras mulheres. Ela costuma criticar-se com muita frequência, sendo fechada e exigindo muito de si e dos outros. Seu aspecto desanimado e melancólico, revela a dificuldade que sente em comunicar com o mundo exterior, uma vez que está muito concentrada em si mesmo. Você como profissional deve proporcionar-lhe comodidade espontânea, oferecendo-lhe confiança, cordialidade, sem forçar uma penetração no EU da cliente. Com o tempo, você pode até conseguir alterar o temperamento dela, entrosando-a no ambiente do salão naturalidade;
  • Pessoa instável - É irrequieta, que sonha em ser muito mais bonita do que é. um dia bem-humorada, no outro de péssimo humor, difícil manter a regularidade no salão, ela admira pessoas que se sentem confiantes. Você poderá influencia-lá positivamente, com um pouco de autoridade, mas sem aborrecê-la ou rebaixá-la;
  • Pessoa metódica - Vai ao salão pela sua aparência fazer parte de sua preocupações minuciosas. Temperamento frio e traça planos com muitos cálculos. métodica e achar-se auto suficiente, ela não aprecia muito os conselhos , porém se você souber conduzir a conversa , fazendo parecer que a idéia partiu dela;
  • Pessoa descuidada - Vai ao salão de beleza pois é um lugar que se sente á vontade para fazer o que quiser e ser mais autêntica. Não sente curiosidade pelo mundo a fora, pois costuma ser relaxada e cansada, demonstrando ainda pouco interesse pela moda. É egoísta, preferi ficar sozinha, tem tendência a ser gulosa e sofre de obesidade.
Contudo, é claro que além desses tipos, existem outros que você aprendera com o tempo e a experiência, é por isso que devemos realizar nosso trabalho com amor e carinho, não prefira tratar melhor uma do que a outra, pois todas merecem a sua atenção e consideração.

O Relacionamento do Profissional com o Cliente

No meio de qualquer atividade comercial, é comum se repetir que o cliente é quem está com a razão. Desse modo, a opinião do cliente deve ser acatada, quanto à exigência de um outro tipo de corte ou penteado, por exemplo. Isso não quer dizer que sua própria opinião não deve ser oprimida. Você vai ter a esperiencia técnica para convencer a cliente quando o corte ou o penteado desejado não estiver de acordo com o rosto ou com o biotipo de cabelo. Deve colocar sua opinião com jeitinho. E caso a cliente insista, ceda e faça como ela quer, da melhor maneira.
O que aconte com bastante frequencia, é uma clienete aparecer com uma revista ou uma foto de alguma artista, sugerindo que seja aplicado nela igual tratamento, você deve atende-la, procurando adaptar suavemente o modelo da revista ao da cliente. Não procure esconder a revista ou mesmo não dar atenção, pois além de ser falta de educação, demostra falta de capacidade profissional.

Hábitos e Cuidados

O profissional de beleza , deve ser um pouco psicólogo, pois ele irá conhecer mais a fundo as suas clientes, conforme for desenvolvendo o seu relacionamento com elas. Com o tempo, você vai conhecer mais a personalidade delas, pois muitas mulheres procuram nos salões um refúgio para os seus problemas domésticos, conjugais e sentimentais, é por isso que você deve-se colocar em posição de confidente, ou seja, você será a um só tempo profissional e amigo.
Você deve ser uma pessoa aberta e informada, é bom saber um pouco de tudo (saúde, esporte, etiqueta, moda, plantas, decorações, etc). Não se preocupe em saber profundamente das matérias citadas, mas saiba um pouco para demostrar inteligencia e comentar quando possível, uma opinião favoravel a dela. por isso, procure sempre em dar uma olhada, ainda que rápida, sobre as manchetes dos jornais.
Esses passos os ajudarão a tornar o seu salão no segundo lar de seu cliente, por isso deve ser um ambiente agradável e calmo, para que a cliente sinta como se estivesse na sua própria casa.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como Recepcionar Clientes

Como qualquer pessoa que se lida com o público, o profissional de beleza tem de ser cordial, agradável, educado e atencioso, ainda que ele esteja cheio de problemas pessoais. Em qualquer circunstância, a cliente merece ser tratada. O profissional deve serdiscreto, evitando falar muito alto, ou dar gargalhadas, ou entrarem assuntos pessoais. Evite usar uma linguagem repleta de gírias. Receba a cliente em um clima amistoso, verifique o que ela pretende que seja feito, para em seguida prepará-la convenientemente, tais como:
  • Receba a cliente transmitindo segurança e disposição;
  • Acomode-a com conforto em posição adequada ao tipo de ser realizado;
  • Evite falar auto, usando discrição no dialogo com a cliente.

Ética Profissional

Existe alguns pontos, que são comuns a todas profissões, tais como:
  • Pontualidade nos horários de serviço;
  • Responsabilidade por todos os atos;
  • Cuidado com os bens e instrumentos de prática e trabalho;
  • Deve ser educado e prestativo.
Em muitos casos, o seu trabalho prático é até terapia para alguns clientes. Imagine uma senhora, que sofreu uma desventura qualquer e procura um salão de beleza. Ao se ver embelezada e rejuvenescida, terá outra disposição, outra vontade e, certamente, será outra pessoa. Se o profissional que for prestar tão importante serviço, amarga-lhe ainda mais o espírito, com idéias venerosas e intrigas, estará contribuindo para o mal da cliente. Nada é demais que se faça para a honra da profissão que se adotou.

Cabelos

Imagine um cabeleireiro, orientando uma cliente, quanto a sua beleza, estando ele próprio, como os cabelos mal cuidados e despenteados. A cliente não poderia levar o conselho a sério e seguir suas orientações, pois de qualquer forma o próprio profissional não se adquada aos seus próprios conselhos.
Contudo, você jamais deve se apresentar a uma cliente, sem estar com os cabelos perfeitamente arrumado, bem cuidado e penteados, e no caso das moças com uma maquiagem bem leve realçando apenas sua beleza, pois neste caso, você é o seu cartão de visita, devemos refletir em si próprio aquilo que realiza nos outros.

Psicologia do Cabeleireiro

A cliente, quando procura um profissional, é bastante sensível à aparência em que se percebe nesse contato. Faz-se de grande importância destacarmos o principal tópico:
  • Apresentação e Aparência Pessoal - Aparência física propriamente dita, bem como vestuário. Ninguém em sã consciência se submeteria a um tratamento, médico ou estético, cujo profissional estivesse mal vestido, cheirando suor e etc.